sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MELASMA FACIAL



O Melasma é uma queixa bastante comum no dia a dia de consultório dermatológico e falar de Melasma sem ser muito técnica é um pouco difícil... Mas, vamos lá!!!!




O Melasma é uma melanodermia que ocorre na face, quase sempre em mulheres, geralmente com mais de 25 anos de idade, após gravidez ou terapia hormonal. Entretanto, pode ocorrem em mulheres jovens que nunca tiveram gravidez ou receberam estrógenos/progestágenos e também em homens (tenho muitos pacientes homens que me procuram com essa queixa!!). É um quadro eventualmente desfigurante e pode causar distúrbios emocionais.
Não apresenta uma causa bem definida, mas possui múltiplos fatores contribuintes:
Predisposição Constitucional: Racial ou familiar, sendo o melasma mais frequente em indivíduos de pele castanha a parda.
Gravidez: O aparecimento de melasma na gravidez é registrado desde a antiguidade, ocorrendo entre 50 a 70% conforme o tipo constitucional. Na gravidez há um estímulo da melanogênese (processo de síntese de melanina).
Estrógenos/Progestágenos: Ocorre entre 8 a 29% das mulheres que tomam anticoncepcionais. Observa-se também o aparecimento do melasma em mulheres que fazem terapia de reposição hormonal na menopausa. Estrógenos e/ou Progestágenos estimulam a melanogênese, o que explicaria a pigmentação observada na gravidez e no uso de anticoncepcionais. Não foi ainda estabelecida nenhuma correlação entre disfunção hormonal e melasma.
Exposição Solar: É o fator desencadeante mais importante no melasma. O ultravioleta aumenta a atividade dos melanócitos provocando a pigmentação. O melasma pode surgir, de súbito, logo após uma exposição intensa a luz solar ou se instalar gradualmente pela exposição constante. Ele geralmente melhora no inverno e se agrava no verão. Há recidiva quando ocorre reexposição solar.
Cosméticos: Produtos que contenham derivados do petróleo, psoralênicos e outras drogas fotossensibilizantes podem contribuir para o agravamento do quadro.




O diagnóstico do Melasma é bastante simples, mas sempre oriento o exame com a Luz de Wood para podermos classificar corretamente o tipo de melasma e assim, poder dizer ao paciente qual a possibilidade do tratamento, o quanto ele será eficaz e o que o paciente deve esperar com relação a melhora das manchas.




O fundamental do tratamento do Melasma é a fotoproteção.
Tratamentos com cremes com ativos despigmentantes (como a hidroquinona, mequinol, arbutin, vitamina C)  assossiados a ácidos (como o retinóico, azeláico, mandélico, glicólico, tranexâmico entre outros) costumam ser eficientes.
Peelings químicos podem ser associados ao tratamento tópico para acelerarmos os resultados.
Tratamentos mais agressivos como lasers e dermatoabrasão não devem ser empregados pois podem promover uma melhora temporária, porém pode haver recidiva e até mesmo agravamento do quadro.
O tratamento quase sempre é demorado e exige paciência e persistência. O paciente deve confiar no profissional para não abandonar o tratamento no meio do caminho. Mesmo após a melhora das manchas, deve-se manter um tratamento de manutenção para impedir a volta das mesmas e nunca, mas nunca mesmo deixar de usar o filtro solar.



Bem, espero que não tenha ficado muito chato e técnico este post. Espero que tenham gostado e também, que eu possa ter ajudado a esclarecer um pouco sobre esse tema tão temido pela maioria das mulheres e dos homens também.
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Beijo grande!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário