terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AUTO-EXAME DA PELE




Acho que uma preocupação geral da população quando pensamos nas pintas/sinais que temos no corpo é em relação ao câncer de pele.


E para ajudar a esclarecer um pouquinho sobre quais os sinais de alerta, segue um guia prático de auto-exame da pele.


Mas, como fazer um auto-exame da pele?
É importante saber reconhecer os sinais precoces do melanoma, o câncer de pele mais perigoso e que provoca mais mortes.
Assim, deve-se examinar a própria pele com frequência para se habituar com o aspecto usual dos seus sinais e pintas. Isso torna mais fácil saber se algum deles está se modificando e procurar a opinião de um dermatologista caso isso aconteça.
O auto exame em 5 passos
1) Examine o seu corpo de frente e de costas no espelho, depois o lado direito e o esquerdo do corpo, com os braços levantados, inclusive as axilas.
2) Dobre os cotovelos e olhe cuidadosamente os antebraços, braços e mãos, frente e verso.
3) Olhe atrás das suas pernas e pés, os espaços entres os dedos e as plantas dos pés.
4) Examine atrás do pescoço e o couro cabeludo com um espelho de mão, separando os cabelos com um pente.
5) Verifique a parte de baixo das nádegas e regiões genitais com o espelho de mão.
Sinal do patinho feio



Os sinais benignos tendem a ser simétricos, com bordas regulares, coloração uniforme e menores que 6mm de tamanho. Aqueles que não se encaixam nesse padrão, são suspeitos e devem ser verificados. Entenda melhor estas características, conhecendo Regra do ABCD.
  • Assimetria ou formato irregular: desenhe uma linha dividindo o sinal em 2 partes. Se as metades são diferentes, mais chance de ser anormal.
  • Bordas irregulares: as bordas de sinais atípicos não são bem definidas ou são "denteadas".
  • Coloração variada: um sinal com diferentes tonalidades de cor indica mais chance de ser anormal, especialmente se todos os outros sinais do corpo tem coloração uniforme.
  • Diâmetro maior que 6 milímetros: a maioria dos melanomas se espalha horizontalmente antes de se espalhar verticalmente. Sinais maiores que o diâmetro de um lápis devem ser suspeitos.
Um parâmetro que pode ser útil se você tem vários sinais é observar a característica de todos e, se um deles é diferente dos demais, o "patinho feio" merece uma avaliação por um especialista.
O auto-exame vai possibilitar que você conheça melhor a sua pele e os seus sinais, facilitando perceber o surgimento de lesões que não existiam ou detectando modificações em sinais antigos.
Caso isso ocorra, procure um dermatologista para uma consulta o quanto antes. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura do melanoma.


Espero que aproveitem essa dica!!!


Beijo grande!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário