A Vitamina C tópica tem ação antienvelhecimento e protetora.
Durante o verão, devido a uma maior exposição da pele aos raios ultra-violeta, é comum interromper-se o uso dos ácidos mais potentes utilizados para o tratamento do fotoenvelhecimento, pois estes deixam a pele mais fina e sensível ao sol. No entanto, não é necessário parar o tratamento da pele, pois a vitamina C tópica surge como uma boa alternativa para a estação.
A vitamina C exerce uma ação anti-oxidante sobre a pele, protegendo-a da ação dos radicais livres, que favorecem o envelhecimento. Além disso, o uso tópico da vitamina C estimula a neo-colagênese (formação de tecido colágeno) e favorece o clareamento de manchas.
Os resultados não são tão evidentes quanto os obtidos, por exemplo, com o ácido retinóico, mas a sua ação já está comprovada. Testes realizados com produtos contendo vitamina C a 10% mostraram efeitos positivos no tratamento da pele fotoenvelhecida. Esta é a concentração ideal para se obter melhores resultados e, geralmente, só é encontrada em produtos manipulados. No entanto, nesta concentração, o produto tem baixa estabilidade, deve ser guardado em geladeira e sua validade é curta, cerca de 30 a 45 dias. Existem algumas opções que podem ser compradas prontas e que também são muito boas.
Por não apresentar problemas com a exposição ao sol, o produto pode ser usado até mesmo durante o dia, por baixo do protetor solar ou alternar as noites com um ácido mais leve como o mandélico ou o tranexâmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário